terça-feira, 12 de maio de 2009

“Dia Mundial do Doente”


"Um olhar especial pela Saúde do Corpo e da Alma"

No Grupo de Acção Social de S. Vicente de Pereira, procurar novas e mais eficazes formas de aliviar o sofrimento do corpo e da alma constituem preocupações constantes, abraçadas como causas justas. No dia 11 de Fevereiro, o “Dia Mundial do Doente” foi por isso lembrado com uma tarde preenchida de actividades.
Foi celebrada uma Missa na Igreja de S. Vicente, pelo Padre Augusto Silva. Numa homilia cheia de significado para a ocasião, o pároco pediu à N. Senhora – “Mãe do Eterno Amor”, protecção para todos os doentes e para os dedicados profissionais que deles cuidam.
Para os dirigentes do GAS-SVP, tratar das enfermidades instaladas é tão importante quanto a prevenção das mesmas, o que tem ponto assente no bem-estar físico e espiritual, que tudo fazem por proporcionar aos utentes da casa.
Após a Missa, foram todos convidados para o lanche, na sede do Grupo, onde o sentimento de partilha e aconchego predominaram.
Antónia Costa e Silva, Presidente da Direcção do GAS-SVP, dirigiu a palavra a todos, começando por agradecer ao Padre Augusto pelas sábias palavras da homilia, como também pelo seu apoio espiritual aos utentes da casa, o que lhes dá muita felicidade.
A Presidente recordou a primeira celebração do Dia do Doente na Instituição, em 1993, referindo que: “Nesta altura, a casa era ainda pequenina e a celebração era feita apenas dentro de portas. A casa cresceu, como uma planta, com novos ramos, fruto de um grande amor ao próximo e uma imensa preocupação em ajudar a quem mais precisa. Eu atribuo sempre o sucesso desta obra à protecção de Nossa Senhora – também chamada carinhosamente de Mãe do Amor Eterno, como aprendemos hoje, com o Sr. Padre Augusto.
Em momentos de dificuldades, como neste ano, é preciso consolidar os laços de solidariedade. Por isso, vos pedimos que nos avisem se há algum caso de pobreza envergonhada, a precisar efectivamente de ajuda, nalgum cantinho onde ainda não tenhamos ido.”

Seguiu-se a distribuição de uma pequena lembrança a todos os presentes, que tiveram uma tarde tão doce quanto o delicioso bolo que encerrou mais esse encontro fraterno, no Grupo de Acção Social de S. Vicente de Pereira.
Bem-vindo! Welcome! Bienvenue